Rance 4.1 e 4.2

Rance_Athena

Rance 4.1 ~Okusuri Koujou o Sukue!~ (Salve a Fábrica de Remédios!) e Rance 4.2 ~Angelgumi~ (Exército Angel; ou Grupo Angel) são o quarto e quinto jogos da série Rance produzidos pela Alice Soft, possuindo elementos de RPG e Dungeon Crawl. Os jogos foram lançados originalmente em 1 de Dezembro de 1995 e depois no dia 18 do mesmo mês e ano, para o PC-98, FM-Towns e Windows 95; sendo esta última versão, a que acaba se destacando em relação as outras por oferecer uma melhor qualidade de áudio. Essa versão é disponibilizada gratuitamente pela Alice Soft junto de Rance I, II, III, IV e Kichikuou Rance, tendo sido traduzida para o inglês de forma não oficial por Tulip Goddess Maria com a ajuda de SomeLoliCatgirl, Vodka e Pi-R.

Rance 4.1 e 4.2 cover

Quando Rance 4.1 e 4.2 foram lançados originalmente, eram aplicações 16 bit que nem funcionam mais em máquinas atuais, por isso, muitos jogadores tiveram que optar por jogá-los em máquinas virtuais, mas dependendo da situação, acabava que os jogos mesmo assim não funcionavam como deveria. RottenBlock foi um usuário responsável por convertê-los para aplicações 32 bit, fazendo com que sejam muito tranquilos de se rodar hoje em dia nos computadores atuais. Esse trabalho, no entanto, foi só realizado agora no mês de Março de 2020. Bem… antes tarde do que nunca, não é mesmo?! Finalmente pude jogar os jogos por conta disso e vou trazer tudo sobre eles para vocês.

TADA
Kazufumi Tada, ou TADA, é atualmente o Vice Presidente da Alice Soft. Seu avatar é um Hanny desenhado no paint

TADA, o diretor dos jogos da série Rance, fez com esses jogos algo que ele queria há algum tempo: uma coisa idiota com uma história despretensiosa.  Sua intenção era criar um jogo barato, casual, divertido e safado; uma coisa mais simples com a qual uma pessoa poderia simplesmente comprar por impulso e se divertir rapidinho sem se preocupar com muita coisa. A sua ideia foi colocada em prática e assim nasceu Rance 4.1 e Rance 4.2. Na prática é tudo um jogo só, mas por questões financeiras e também por uma questão de tempo (acredito eu), tiveram que dividir em duas partes. A intenção de TADA era também fazer um Rance 4.3 e 4.4 até finalmente iniciar a produção de Rance V que seria o próximo grande jogo da série.

 

História

sill plain_flowers

A história se passa um tempo depois da queda do Toushin Toshi. Rance novamente gastou todo o seu dinheiro se divertindo por aí, e sem outras alternativas, novamente precisa encontrar um trabalho na guilda de Keith. Sill está em casa trabalhando na realização de arranjos de flores, mas ganhando pouco dinheiro com isso. A graciosa garota se oferece para ir com ele até a guilda, mas Rance recusa dizendo que seria muito ruim se ela “morresse de novo”. Dessa vez ele irá junto de Athena 2.0, a garota humanoide artificial não muito esperta que se tornou uma companheira de nossos heróis após os eventos em Ylapu. Talvez ‘companheira’ não seja exatamente o termo correto, Rance a considera apenas uma subordinada, sendo referido por ela com o título de ‘mestre’.

rance_athena_doharas
Presidente Doharas explicando a situação

Rance encontra um trabalho na guilda de Keith e se prepara para sua próxima aventura. A situação é a seguinte: Cerca de duas semanas atrás, uma grande caverna se abriu abaixo da fábrica da Farmacêutica Happiness, uma corporação que controla 50% do mercado de medicamentos, sendo dessa fábrica onde vem os Seirogan, itens de cura do universo de Rance. Vários monstros acabaram surgindo de lá e isso está atrapalhando os negócios da empresa. Foi possível repelir os monstros até ser criada uma barricada na entrada da caverna, mas os trabalhadores da fábrica estão com muito medo dela ser derrubada e por isso não podem trabalhar. Basicamente, Doharas, o presidente da empresa, quer que os aventureiros vão ao local para exterminar todos os monstros de lá. Oito grupos de aventureiros foram ao local, mas apenas alguns deles ainda estão vivos. A recompensa oferecida pelo cumprimento da missão sobe cada vez mais, chegando atualmente aos 150.000 Gold. O problema é que só irá receber o dinheiro o grupo de aventureiros que destruir a fonte do surgimento dos monstros! Azar daqueles que não conseguirem, eles não ganharão nada, nem ao menos 1 Gold. Será uma corrida contra o tempo e Rance está determinado a ganhar essa bolada.

2020-03-22 15_51_14-Editar post ‹ erogemu — WordPress.com
Rapaz: “Meu nome é Genri. Sou um monge, apesar de ainda estar longe de ser alguém experiente.”
2020-03-22 15_12_35-2020-03-15 00_14_09-Window.png ‎- Fotos
Arnie abraça Athena

Nosso herói explora a empresa até chegar na fábrica, lugar em que está o problema. Lá acaba encontrando o monge Genri, um dos aventureiros. Ele está voltando da caverna, não tendo muito sucesso. Dentro da caverna acabam encontrando uma pequena garota chamada Arnie, que de repente pula nos braços de Athena por terem salvado ela de Hannies. Acontece que ela é uma aventureira também, porém aparenta ter muito medo dos monstros. Rance diz para ela não se preocupar porque ele vai cuidar dos monstros, e ela então se despede e toma um rumo diferente do grupo. Mais em frente os heróis chegam a encontrar outros aventureiros lutando contra monstros, descobrindo que serem Bird, um aventureiro que Rance encontrou há um bom tempo atrás na cidade de Kathtom (ver Rance II) e sua companheira Kisara. Bird agora usa um braço mecânico como arma em suas lutas.

2020-03-22 15_13_41-2020-03-15 00_25_25-Window.png ‎- Fotos
Kisara Copri e Bird Lithfie

Após vê-los derrotar os monstros, Rance aparece para falar mal de Bird já que praticamente Kisara foi a responsável por derrotar todos esses monstros no lugar do guerreiro. Bird o reconhece e os dois trocam algumas palavras. Bird fica um pouco desapontado em saber que Sill continua com Rance que gratuitamente inventa várias mentiras sobre Bird com a intenção de difamá-lo e assim conseguir faturar Kisara. Dessa vez os avanços de nosso heróis foi em vão, mas como eles também estão atrás da recompensa, isso significa que não será a última vez que eles irão se encontrar na caverna.

Fora da empresa está Bird, ele não está junto de Kisara e Rance enche o saco dele mais uma vez. Bird diz que Kisara passou por momentos complicados recentemente e que ele não deve tentar dar em cima dela em respeito. Rance diz não estar nem aí, e Bird responde que irá protege-la a todo custo.

2020-03-22 15_15_39-2020-03-15 01_02_51-Window.png ‎- Fotos
Athena: “Estou com vergonha!”

Começa um novo dia e Rance parte de volta para a caverna, se reencontrando com Genri que conta ser o segundo filho de um alto sacerdote do templo de Hanamame, em JAPAN. Normalmente o templo de sua família é oferecido ao primogênito, porém esse fugiu por não querer dar continuidade. Sua missão é a de reencontrar seu irmão e leva-lo para casa. O tarado monge pede para tocar os seios de Athena, e Rance permite já que houve um combinado de que o monge dirá a ele o segredo de uma estátua da caverna para que o grupo possa prosseguir. Ele conta o segredo da estátua dizendo que ela mostra uma passagem secreta, mas após isso sai sem dizer mais nada.

2020-03-22 15_17_10-2020-03-15 01_16_00-Window.png ‎- Fotos
Summon-chan

Os heróis avançam no labirinto e após Athena quase perder a cabeça em uma armadilha, encontram uma garota monstro chamada de Summon-chan. Ela diz estar punindo os humanos em nome do Exército Angel, sendo a responsável por estar invocando vários monstros no local. Rance então se prepara para derrota-la e assim terminar o trabalho mais cedo do que esperado, mas as constantes invocações da moça se mostram um problema, é melhor recuar dessa vez.

2020-03-22 15_19_47-2020-03-15 01_36_59-Window.png ‎- Fotos

Saindo da caverna, eles acabam encontrando uma estranha, mas ao mesmo tempo familiar garota de cabelo rosa que acaba fugindo.

2020-03-22 15_20_37-2020-03-15 01_39_07-Window.png ‎- FotosVoltando para a empresa, percebemos Genri tendo sexo com a recepcionista na qual Rance tentava vários avanços anteriormente. Ele acredita que o monge é um estuprador, porém a garota revela que o ato é totalmente consensual. O pênis do rapaz é enorme e Rance fica extremamente enojado, nem ao menos quer voltar a pensar na garota novamente. Nosso herói sente que perdeu essa batalha.

2020-03-22 15_21_37-2020-03-15 01_49_02-Window.png ‎- Fotos
Rose 

Ao cair da noite, Rance volta para o quarto e se lembra de Rose, uma garota muito inteligente e tímida que ele encontrou em um dos laboratórios da empresa quando chegou ao local para conversar com o presidente Doharas. Ele decide então que está na hora de fazer uma visitinha e atacá-la de vez. Chegando lá ele escuta gemidos, e acaba abrindo as portas do laboratórios com sangue nos olhos acreditando ser Genri de novo, porém lá está a garota sozinha se masturbando. Rance avança e consegue ter sexo com a cientista que revela se achar feia, não tendo confiança em sua beleza. Os dois acordam de manhã e Rance diz que a partir desse dia ela será sua mulher.

Há uma grande comoção na empresa e Athena chama Rance para verem o que está acontecendo. Bird, Kisaka, Arnie e Genri estão lá reunidos. Conan, o rapaz da segurança, diz que nessa manhã um aventureiro foi descoberto envenenado em seu quarto e ele suspeita que um deles possa ser o culpado já que são todos adversários em busca da recompensa. Ninguém dá muita bola, Rance insulta o rapaz e todos saem do salão. Genri no entanto aparece e percebe que Rance faturou uma das garotas do prédio, dizendo que agora estão empatados e que já está de olho em Arnie e Kisaka. Rance diz para que ele fique longe delas porque as duas já são suas presas.

Anteriormente Rance tinha encontrado na caverna algumas amostras de um objeto gosmento que o impede de prosseguir e assim o leva para Rose que diz que é possível criar um antídoto que eliminará esse objeto da caverna para Rance prosseguir, mas que ela não pode fazer isso agora porque está trabalhando. Rance fica furioso e mais que rapidamente a puxa pelo cabelo para o banheiro mais próximo e a violenta para que ela siga as suas ordens e coloque esse antídoto como prioridade.

2020-03-22 15_23_04-2020-03-15 02_09_18-Window.png ‎- Fotos
Rose: “Sim… Eu… Eu sou… a mulher do Mestre Rance. Obedecerei a qualquer ordem dele.”

Voltando à caverna, encontramos Bird novamente e Rance mais uma vez fala mal dele em frente à Kisara, dizendo também que eventualmente ela irá entender seu charme. Com a vacina de Rose os heróis seguem em frente. Lá eles encontram Bird, Arnie e Kisara, o que surpreende Rance, que agora descobre que era possível passar pelo objeto gosmento que se retraia a cada duas horas permitindo a passagem. De acordo com Arnie, há uma arma por ali capaz de derrotar Summon-chan, porém o monstro que a guarda é muito poderoso e só poderá ser derrotado se todos os aventureiros juntarem forças. Rance já começa a planejar o como ele irá fazer para roubar essa arma e passar a perna em todos eles, mas Bird já pressente isso. Os heróis se unem, percorrendo a caverna, Rance percebe que Arnie desapareceu, e logo em seguida tudo começa a tremer. Pedras caem e nossos heróis são soterrados.

2020-03-22 15_25_57-Resultados da Pesquisa de imagens do Google para https___i.ytimg.com_vi_aZw5vs7i
Pink Mask

Tudo parece estar perdido até que a misteriosa garota de cabelos cor de rosa aparece para salvar Rance. Ela se apresenta como Pink Mask, e diz estar do lado deles, revelando que Arnie não é o que aparenta ser, ele deve ter cuidado. Athena surge e encontra Rance, mostrando que a pilha de pedras que caiu naquela passagem pode ter separado eles de Bird e Kisara. Rance grita acreditando que eles possam estar vivos do outro lado da pilha de pedras e recebe uma resposta, ambos estão bem, mas parece que estão presos em um local sem saída. Rance já começa a pensar em alguma forma de salvar Kisara, pois acredita que sua atitude heroica será o estopim para que a garota caia a seus pés.

2020-03-22 15_27_00-2020-03-15 02_40_56-Window.png ‎- Fotos
Athena: “Tenho uma ótima ideia! Se brincarmos de baratas, ficaremos bem aqui no lixo.”

Seguindo na caverna, eles percebem um local que parece ser um depósito de lixo, que é jogado através de um buraco na parte de cima. Os heróis escalam os sacos de lixo até alcançar o buraco. Ao subir, se deparam com hannies que pretendem matar a todos os aventureiros através da ativação de armadilhas. Derrotando as criaturinhas, os heróis mexem na sala de controle dos monstros e certa hora conseguem se comunicar com uma garota através de um monitor. Ela se pergunta o que os heróis estariam fazendo no Centro de Comando de Ataque dos hannies e Rance revela ter matado todos eles. A garota os reconhece como inimigos e cessa a comunicação.

pantie rance

Os heróis então continuam vasculhando a sala e estoque de itens dos hannies, desligando armadilhas e seguindo para explorar a caverna, encontrando uma sala com várias flores vermelhas e um grande buraco.

2020-03-22 15_34_03-2020-03-15 02_56_38-Window.png ‎- FotosOlhando para o buraco, eles conseguem ver Bird e Kisara, mas Rance não quer revelar a sua localização ainda, prestando bem atenção na conversa dos dois. Kisara diz a Bird que eles estão em sérios apuros e por isso, esse pode ser o fim de ambos, e o aventureiro pede desculpas por não ter conseguido protege-la, querendo ter tido a oportunidade de pagar as dívidas da garota e assim ajudar a irmã dela. Apesar de tudo, Kisara diz estar feliz por ele ter tentado ajudá-la. Em um momento muito íntimo, os dois se abraçam e se beijam, tudo indica que pode acontecer algo mais entre eles para o desespero de Rance que assiste a tudo de cima, pensando em várias estratégias para pará-los de uma vez por todas já que acredita que Kisara deve ser apenas dele e de mais ninguém.

2020-03-22 15_35_12-2020-03-15 03_05_45-Window.png ‎- Fotos

2020-03-22 15_36_00-2020-03-15 03_06_25-Window.png ‎- Fotos
Athena (fazendo a voz de Bird: “Senhorita Kisara, eu te amo. Meus sentimentos são verdadeiros. Por isso, por isso quero que confie em mim.”

O plano é bolado: Athena irá desacordar Bird com uma flechada, e Rance irá descer com uma corda para vendar a moça em meio a escura caverna. Dessa forna, Kisara se entregará a Rance pensando ser Bird, dessa forma sendo afetada pelas mais perversas técnicas sexuais de nosso herói de forma que ela passe a odiar Bird para sempre! Tudo isso enquanto Athena imita a voz do aventureiro devido a uma habilidade especial que nunca havia sido citada anteriormente até esse momento! Após isso, Rance irá consolar Kisara e finalmente fará com que a garota caia sobre seus pés. O plano é executado e finalmente Rance consegue a virgindade da garota, tendo certeza que ela sinta o máximo de dor possível. Para sua surpresa, a garota se mostra feliz por se entregar à Bird, o que faz com que Rance pegue mais pesado ainda com ela, a machucando para valer e utilizando todos os seus buracos. Foi o crime perfeito e finalmente ele pôde sacanear seu adversário, ficando agora na expectativa de tudo ocorrer como planejado.

2020-03-22 15_35_49-2020-03-15 03_06_41-Window.png ‎- Fotos

2020-03-22 15_38_44-2020-03-15 03_28_30-Window.png ‎- Fotos
Arnie: “Sim, não existe algo como uma arma para derrotar Summon-chan, mas todos vocês acreditaram como idiotas, hihi.

Seguindo na caverna, Rance observa Arnie e a garota do monitor da sala dos hannies conversando. É descoberto que o nome dessa garota é Partie, e a escutam citar o nome Archibald, dizendo que ele ficará muito zangado. Nosso herói interrompe a conversa para entender o que está acontecendo, mas ambas as garotas fogem de lá. Certa hora Rance se encontra com Arnie novamente, percebendo que ela se trata de uma espiã inimiga que tentou matá-los mais cedo com a mentira sobre a poderosa arma e o poderoso monstro, além de também ser a responsável por ter envenenado aquele aventureiro essa manhã. Rance pergunta o motivo disso tudo, mas ela não o responde, dizendo que irá poupá-lo caso ele vá embora. Nosso herói não está para brincadeiras, e assim, a derrota em um combate.

2020-03-22 15_41_25-2020-03-15 03_31_19-Window.png ‎- Fotos
Arnie Rolento

Temendo por sua vida, a garota pergunta o que pode fazer para ganhar o perdão de Rance, com o corpo dela sendo a resposta. No meio do ato, a garota pergunta o que Rance acha dos monstros, dizendo a ele que eles são seres vivos, e que acredita que não devam pensar neles como inimigos. Rance diz não ligar muito para isso, se ele for atacado, ele irá atacar também. Arnie diz que isso acontece porque ele invadiu o território deles, mas Rance não está absolutamente nem aí para a conversa da moça já que o mundo gira em volta dos humanos. Arnie discorda, pois acredita que todos devam viver como iguais, só que para Rance, o que interessa mesmo é a continuidade do mais forte. Rance percebe que ela não é virgem e pergunta com quem a garota teve sua primeira vez, e ela responde ter sido com seu mestre Archibald.

2020-03-22 15_42_16-2020-03-15 03_42_38-Window.png ‎- FotosAs preliminares se encerram com Arnie chamando o herói para uma outra sala para poderem ficar mais íntimos, porém é uma armadilha, e dessa forma Rance e Athena são empurrados para um buraco, mas Rance consegue se segurar enquanto que Athena se segura em suas pernas, caso os dois caiam, será morte na certa. Arnie revela ser uma oficial do Exército Angel, Capitã do Grupo Urso, e então começa a pisar nas mãos de Rance para que ele morra uma morte patética, dizendo que os verdadeiros vilões são na verdade a Farmacêutica Happinnes.

2020-03-22 15_44_40-2020-03-15 04_00_44-Window.png ‎- FotosSurpreendendo a todos, Pink Mask aparece para salvar o dia mais uma vez, salvando Rance e afugentando a inimiga. Isso dá a Rance a oportunidade de prosseguir na caverna e realizar um ataque surpresa em Summon-chan, que agora tem em sua cabeça, o arco de Athena apontado em sua direção por ordens do herói, que a chantageia, pedindo ou o seu corpo, ou a sua vida. Depois de violentá-la, Rance a deixa partir já que matar garotas é contra seus princípios. Assim ele resolve o problema da caverna que não possui mais uma fonte de criação de monstros.

2020-03-22 15_44_09-2020-03-15 04_04_51-Window.png ‎- Fotos

2020-03-22 15_45_32-2020-03-15 04_16_46-Window.png ‎- FotosCom o trabalho feito, Rance agora parte para a superfície, porém se encontra com Bird, visivelmente perturbado e com uma voz trêmula que pergunta onde está Kisara, mas Rance diz não saber de nada, e assim o aventureiro corre desesperado para encontrar a garota que ama. Mais à frente o herói se encontra com Genri que descobre que Rance terminou o serviço e está em busca de sua recompensa. O monge se curva ao guerreiro e diz que irá se retirar se esse é o caso. Rance consegue ver Kisara ao fundo, que foge com lágrimas nos olhos. Saindo da caverna, nossos heróis descansam um pouco e partem em direção ao escritório do presidente da empresa juntos de Genri, Bird e Kisara que também são chamados para uma reunião. Doharas parabeniza Rance e lhe entrega a recompensa. Bird olha Rance com desprezo, e nosso herói diz que espera que ele tenha entendido a diferença de habilidade entre eles, chamando Kisara para ficar junto dele ao invés de alguém como Bird. A garota aceita a proposta para espanto de Bird já que depois do que aconteceu anteriormente, a situação entre eles ficou bem feia. Bird então vai embora.

Rance e Athena festejam a vitória com uma caríssima bebida, descansando em uma estalagem, estando prontos para partirem pela manhã, mas de repente, na calada da noite, monstros invadem o local, provavelmente a turma de Arnie. Podendo ganhar uma grana a mais com isso, Rance parte para ver se o presidente da empresa está bem, encontrando Genri pelo caminho que revela que os inimigos fazem parte do Exército Angel, se juntando à dupla de heróis para derrota-los.

2020-03-22 15_47_58-2020-03-15 04_32_52-Window.png ‎- Fotos
Partie Burr faz Doharas Happines de refém

Chegando lá, descobrem Partie fazendo o presidente Doharas de refém com uma faca em seu pescoço, pedindo para que ele devolva sua mestra Wenlina. Doharas diz em lágrimas que não tem ideia do que ela diz, e então os heróis interrompem os planos de Partie. Para se aproveitar da situação, Rance diz que apenas irá salvá-lo se outra recompensa em dinheiro estiver envolvida. Depois de negociarem, 100.000 Gold é o suficiente. Partie fica frustrada com a situação pastelona em que se encontra, mas de acordo com Rance, isso são apenas negócios, e tudo está de acordo com o capitalismo. Uma luta final se inicia entre Partie e os heróis, porém ela não é pária para eles, sendo derrotada.

2020-03-22 15_49_15-2020-03-15 04_37_44-Window.png ‎- FotosRance pede para que Athena amarre Partie que diz que irá destruir a maligna Farmacêutica Happiness. Rance então faz Doharas aumentar a nova recompensa para 200.000 Gold para que ele cuide de Partie e destrua o Exército Angel. A ideia é invadir a base inimiga de frente. Tendo agora Partie como uma refém, os heróis estão em grande vantagem e podem retirar todo tipo de informação dela.

2020-03-22 15_50_22-2020-03-15 04_46_33-Window.png ‎- FotosNo dia seguinte os heróis partem para tortura-la, mas Rance percebe um estranho mercador chamado Pluepet dizendo à Kisara que o tempo dela acabou, e que ela deve entregar o dinheiro que deve imediatamente. Como a garota não conseguiu o dinheiro da recompensa, o mercador diz que irá vender a irmã dela no lugar. Em um raro ato de bondade, Rance joga o resto do dinheiro ganho anteriormente por Doharas nas mãos do mercador, dizendo que isso é mais do que suficiente para que ele deixe Kisara e sua irmã em paz. Pluepet diz que a dívida dela é de 4.000.000 Gold, mas que irá deixa-la em paz por enquanto. Esse ato foi o suficiente para que Rance ganhasse o coração da moça que pede para acompanhá-lo em sua jornada.

2020-03-15 04_48_07-Window

~ Rance 4.1 – FIM ~

Continuando diretamente após o fim do jogo anterior, Rance 4.2 se inicia com o nosso herói prestes a torturar Partie para obter todas as informações necessárias e conseguir vantagem na luta contra o Exército Angel, e dessa forma, ganhar muito dinheiro do presidente da Farmacêutica Happiness.

2020-03-22 15_56_41-2020-03-15 16_30_48-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- FO interrogatório se inicia com Rance perguntando o que seria essa organização da qual a moça participa, e ela diz que é um grupo que preza pela justiça. Genri diz que o Exército Angel é na verdade um grupo religioso que acredita que todos os seres vivos devam ser amigos e que as garotas monstro em particular devem ser valorizadas, porém Partie o interrompe dizendo que essa não é uma religião, e que o grupo apenas crê em certos ideias, mas selvagens como eles são, não a entenderiam. Rance então pergunta o motivo de estarem atrás da empresa de Doharas, mas ela apenas diz que é porque ela é maligna. A tortura se inicia até que a garota revela a localização de seu grupo: o parque da cidade de Ice.

2020-03-22 15_57_29-2020-03-15 16_42_22-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
Rance: “Tá, vamos procurar. Deve estar em algum lugar desse parque.”

2020-03-22 15_59_06-2020-03-15 16_50_27-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- FChegando lá, o grupo se separa para procurar a base e Rance acaba ficando sozinho e extremamente entediado. Procurando por Kisara, ele acaba chegando próximo à um banheiro público, e assim a moça diz a ele que encontrou algo muito estranho. Do lado do banheiro público há uma geladeira, e nela está escrito: Entrada da Base Secreta do Exército Angel – Entrada não autorizada e estritamente proibida. Rance dá parabéns à Kisara, já que como está escrito na geladeira que essa é a entrada da base, é porque deve ser mesmo.

2020-03-22 15_59_56-2020-03-15 16_57_54-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- FKisara então pergunta a ele o porquê de ter a ajudado anteriormente, achando a situação muito estranha já que ele não tinha motivos para fazer o que fez, e que caso ele tenha alguma intenção com isso em mente, que fale para agora, pois ela não quer mais ser iludida novamente. Rance inventa alguma coisa profunda na hora e a garota acredita, ele só quer ter o corpo da garota, mas acha que ela não deva saber disso. Rance diz que ele não é igual Bird, e que Kisara ficará bem com ele. Durante o jogo podemos fazer perguntas a ela e acabamos por saber mais sobre sua história. Ela conta que seus pais foram enganados e tiveram seu negócio falido, e por conta disso cometeram suicídio deixando suas duas filhas para trás, que estão sendo perseguidas por cobradores de dívidas por um total de 40.000.000 Gold, um valor altíssimo. Sua irmã está sendo feita de refém, e só será liberta caso a dívida seja paga. Tudo se encaminha para que Rance fature a garota novamente, porém ele é interrompido por um garoto catarrento e depois por Athena e Genri que os encontra dizendo que também encontraram geladeiras escritas serem a entrada da base.

2020-03-22 16_02_57-2020-03-15 17_16_33-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
Os heróis aproveitam para fazer um rápido piquenique.

A coisa agora complicou, só resta o grupo explorar o parque e ver qual é a dessas geladeiras e encontrar a verdadeira entrada para a base secreta do Exército Angel. As geladeiras encontradas no parque não abrem de jeito nenhum, por isso a melhor coisa a fazer é voltar para o local em que Partie está amarrada para torturá-la mais um pouco em busca de respostas.

2020-03-22 16_04_34-2020-03-15 17_35_31-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- FChegando lá, Rance pergunta se as geladeiras são realmente a entrada para a base, e Partie consente, mas não diz como abri-las, pois como já acabou perdendo a virgindade que estava guardando para seu mestre, não há mais nada que ela possa perder para Rance. Athena até sugere fazer coisas bem pesadas com a garota como cortar seus dedos, furar seus olhos e arrancar seus órgão reprodutores, coisas que ela viu nos livros de Rance, porém isso assusta até mesmo o nosso aventureiro que fala que não vai fazer nada desse nível. Ele acaba tendo uma ideia diferente no entanto, enfiar um líquido no ânus da garota para lhe fazer uma lavagem intestinal. Partie acaba não suportando essa tortura e resolve lhe entregar a informação que precisa, porém ela só sabe abrir uma das portas, mas isso é o suficiente.

2020-03-22 16_05_40-2020-03-15 17_39_22-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F

O grupo consegue abrir uma das geladeiras e descobrem uma escada que os leva para a base, e lá podem até mesmo perceber que estão sendo observados por um pequeno robô espião que acusa a localização dos intrusos.

2020-03-22 16_06_15-2020-03-15 17_52_34-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- FEnquanto isso, em outro local, Arnie percebe que nossos heróis entraram na base, o que só pode significar que Partie entregou a eles a localização. Arnie está trabalhando com um grupo de quatro mercenários, o Exército Assassino Marishiten, que foi contratado para derrotar o herói. Ela está pagando caro e espera que eles terminem o serviço, ou seja, nossos heróis precisam enfrentar os mercenários e mais um exército de 100 soldados Angels.

2020-03-22 16_07_00-2020-03-15 17_52_53-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F

2020-03-22 16_07_36-2020-03-15 18_08_42-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- FUm soldado aparece e diz que três garotas monstros foram atrás de Rance para derrota-lo e Arnie quer que elas sejam impedidas antes que algo de ruim aconteça já que proteger garotas monstro é um trabalho do Exército Angel. Nossos heróis então acabam se encontrando com as três garotas, The Sailor, The Blaze e The Jumper; que não são Garotas Monstro comuns, e sim Garotas Monstros Raras, uma subespécie única sem outra igual. Elas odeiam Rance e querem mata-lo a todo custo, mas dessa vez vieram apenas se apresentar, dizendo para que Rance se prepare para o pior. (Aparentemente elas já apareceram em Rance IV, mas sinceramente eu nem me lembro já que provavelmente eram personagens bem irrelevantes).

2020-03-22 16_08_46-2020-03-15 18_24_55-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
The Sailor

A luta contra The Sailor é bem tranquila, a garota é derrotada e Rance faz sexo com ela, mas usando Genri para fazer as preliminares. The Jumper acaba fazendo uma armadilha e coloca nossos heróis para dormir e assim poder matar Rance enquanto ele estiver vulnerável, porém Pink Mask está na espreita e acorda nosso heróis que esquiva do ataque e a pune da forma como estamos acostumados. Genri espera poder consumar o ato também, mas após a garota monstro ver o pênis enorme do monge, ela pede a Rance para que ele não deixe que o monge chegue perto dela.

2020-03-22 16_09_47-2020-03-15 18_42_44-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
The Jumper
2020-03-22 16_11_39-Spartan _ AliceSoftWiki _ Fandom
Spartan
2020-03-22 16_14_14-2020-03-15 19_19_19-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
Jofuka

Lá eles também encontram Spartan, um dos mercenários do Exército Assassino Marishiten, ele é forte, mas sozinho não foi páreo para nossos heróis que depois encontram uma jovem chamada Jofuka. Ela escuta que Athena que dar o nome do corredor de FM-Towns, e fica enraivecida porque aquele corredor se chama Amiga. Ela também é integrante do grupo de Marishiten e pretende matar Rance, mas é derrotada pelos heróis. Surpreendentemente Rance não tenta fazer mais nada

2020-03-22 16_25_16-2020-03-15 19_36_08-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
Marishiten
2020-03-22 16_14_27-2020-03-15 19_32_07-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
Dangerous Bravo

com ela. Após isso eles se encontram com o terceiro membro dos assassinados chamado Dangerous Bravo que é muito ágil e consegue se esquivar da maior parte dos golpes dos heróis, porém não resiste por muito tempo e também é derrotado. Finalmente se encontram com o próprio Marishiten e logo entram em combate, porém certa hora o inimigo foge deixando até mesmo o grupo de heróis confuso.

Com os mercenários derrotados, a própria Arnie aparece para ver o que está acontecendo, dizendo para Rance que ele está sendo enganado, e que a Farmacêutica Happiness é o verdadeiro inimigo já que foram eles que sequestraram a Santa Garota Monstro chamada Wenlina, que é muito preciosa para o Exército Angel. Arnie diz que a empresa utiliza-se de Wenlina na criação de seus medicamentos, e tudo isso por uma razão extremamente mesquinha: lucro próprio. Ela acredita que estejam mantendo ela como refém em algum lugar da empresa, e que ela precisa ser resgatada. Arnie entra em desespero e até mesmo se ajoelha para Rance, pedindo sua ajuda, ela não mais se importa com o que vai acontecer consigo, querendo apenas resgatar Wenlina. Rance não está nem aí com nada e apenas quer receber seu pagamento do dono da empresa, isso não é problema dele. Enraivecida e vendo que não há como negociar com alguém tão cabeça dura, Arnie se tranca em um dos quartos da base.

Genri no entanto fica um tanto tocado, dizendo a Rance que a garota está dizendo a verdade. Ele diz a Rance que leu um pouco sobre a Santa Garota Monstro em um livro, dizendo que existem as Quatro Santas Garotas Monstro com poderes especiais: Hausesnurse, do solo; Bezeleye, da força; Serachrolas, do tempo; e Wenlina, da vida. Genri acredita que realmente algo possa estar acontecendo de errado. Rance diz que está cansado e vai pensar nesse assunto complicado no dia seguinte.

Sem mais o que fazer, os heróis saem da base para voltar à cidade e descansar, mas Genri diz que há uma probabilidade do Exército Angel fugir durante a noite. Assim é decidido que alguém deve ficar de guarda no local. (O jogo deixa você escolher entre Athena, Kisara e Genri; mas como estamos falando de Rance, com certeza a escolha canônica é deixar de guarda o monge tarado).

2020-03-22 16_31_23-Fotos
Partie: “Ela (Wenlina) não é uma Santa Garota Monstro. Não a compare com uma garota monstro comum!

No dia seguinte, Rance vai à sala de tortura visitar Partie, ele chega até a descobrir que a pessoa que protegia a sala chegou a encostar na garota, e assim Rance o fatia com um ataque só. Ele pergunta mais sobre a situação do Exército Angel com Wenlina, e a conversa segue com o mesmo discurso de anteriormente. Porém, dessa vez Rance quer saber como pode entrar no quarto em que Arnie se trancou. A garota diz que mais nada terá efeito sobre ela, que nunca irá dizer mais nada ao arrogante aventureiro. Rance se zanga e diz que irá tentar algo de diferente dessa vez. Partie teme por sua morte, mas Rance continua seu discurso, dizendo que irá inserir dentro da garota um monstro slime que tem a capacidade de se reproduzir dentro do corpo de um ser humano, criando várias joias preciosas chamadas pérolas. Dessa forma ele será capaz de até mesmo lucrar com o bizarro fenômeno que acontecerá dentro da moça. A garota fica extremamente pálida e grita que irá cooperar, não guardando nenhum segredo. Um destino como esse seria pior que a morte, mas na verdade esse era nada mais nada menos que um grande blefe de Rance, que segurava em sua mão apenas um comprimido comum. Após isso a menina desembucha e começa a dizer absolutamente tudo o que sabe, confirmando novamente a história de que Wenlina foi sequestrada pela Farmacêutica Happiness, contando também que o líder do Exército Angel dessa área é seu mestre Archibald. Parece que desde o começo as garotas estavam dizendo a verdade e existe algo de muito estranho ocorrendo por baixo dos panos.

2020-03-22 16_30_07-2020-03-15 20_15_07-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F

2020-03-22 16_34_18-2020-03-15 20_25_55-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- FRance vai pessoalmente tirar satisfação com o dócil presidente Doharas, e já chega em seu escritório pegando ele pelo pescoço e o jogando pela sala. O dono da empresa fica sem entender nada e não tem a menor ideia do que Rance está dizendo, ele realmente não sabe de nada sobre Wenlina e o porquê de alguém querer destruir sua empresa. Ele conta que os Seirogan são feitos com cogumelos e em nada tem relação com garotas monstro. Rance fica mais confuso ainda com a situação, pois dá pra ver claramente que Doharas não sabe de nada. Rance, mesmo assim o pressiona, perguntando sobre o novo medicamento em desenvolvimento que acabou recebendo como amostra grátis no começo de sua aventura. Essa pergunta acaba pegando o presidente de jeito, pois ele diz que esse remédio ainda está sendo desenvolvido por seu empregado Johnny, que está encarregado de um dos laboratórios da empresa. Johnny não contou muito a ele sobre como o medicamento é feito, porém Doharas não desconfia do cientista, pois sempre achou ele uma pessoa que trabalha duro. Esse Joseph é na verdade um moleque, Rance chegou a conhece-lo no começo de sua aventura quando visitou a empresa, não indo com a cara. Esse é o momento perfeito para nosso herói judiar do garoto. Rance deixa o presidente em paz e segue com sangue nos olhos para os laboratórios.

2020-03-22 16_34_52-2020-03-15 20_40_31-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- FRance chega já pegando o pirralho pelo pescoço, explicando a situação, mas o garoto diz não saber de nada. Athena diz que encontrou uma garota no laboratório, e assim Rance vai atrás dela, encontrando uma linda garota loira e angelical que chora aprisionada em um cilindro cercada de pequenos monstros.

2020-03-22 16_35_41-2020-03-15 20_42_14-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
Wenlina, a Santa Garota Monstro da cura

2020-03-22 16_36_19-2020-03-15 20_45_02-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- FAparentemente suas lágrimas são o ingrediente para esse medicamento. Joseph fica pálido e Rose, que está no local, até mesmo questiona o garoto sobre o motivo de tudo isso. O garoto chora e diz que se graduou como o melhor de sua sala e conseguiu um grande emprego, mas que mesmo assim não era capaz de criar nada novo, e por causa disso se frustrou, acabando por jogar sua ética de lado na criação desse novo medicamento feito com as lágrimas de uma Santa Garota Monstro com poderes de cura. Rose o acolhe dizendo que está tudo bem, querendo que ele perdoe Rance por ter agido daquele jeito. Rance diz que não se importa com o que vai acontecer com o pirralho, e que ele apenas vai tirar Wenlina de lá, quebrando o cilindro com sua espada.

2020-03-22 16_37_13-2020-03-15 20_50_03-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F

 

2020-03-22 16_38_50-2020-03-15 20_50_03-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
“Sou Wenlina. Eu te amo, irmãozão Rance!”

Por ela parecer muito jovem, Rance não tem lá muita vontade de tentar nada com ela, porém é recebido pela garota de forma muito amorosa. Ela o abraça e o agradece por salvá-la. Por conta disso ela diz que irá usar uma habilidade que apenas pode ser utilizada uma vez por ano, um poder que apenas a Santa Garota Monstro da cura pode utilizar. Ela pergunta para Rance se há alguém que ele quer que ela traga de volta a vida, desde que não seja alguém que já reencarnou, já que sua alma já teria indo embora, podendo apenas ser escolhido alguém que morreu e acabou indo parar no céu ou inferno. Rance pensa, mas diz não saber se existe alguém que ele queira vivo novamente já que ele matou todos aqueles que odiava e salvou todas as garotas bonitas que queria. Wenlina diz que é uma pena, porém acaba usando sua magia para curar todos aqueles de seu grupo, dizendo que irá fazer isso novamente sempre que ele quiser. Ela diz que irá aguardá-lo até que haja alguém que ele queira reviver, e então desaparece. É um final feliz, e finalmente nossos heróis poderão voltar para casa… Bem, não exatamente. O trato com Doharas envolve destruir o Exército Angel, e é isso que Rance vai fazer. Ele ainda nem ao menos puniu Arnie do jeito que queria pelo tanto que ela aprontou com ele!

2020-03-22 16_40_34-2020-03-15 21_00_20-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F

Voltando ao parque, Genri pergunta se não há nenhuma palavra de gratidão por parte de Rance já que ele ficou ali para vigiar o local. Não, não há. Nessa ida ao parque é possível observar Tama e Frostvine do jogo anterior olhando por Athena 2.0, estando bem orgulhosas da garota e aparentemente com ideias de um desenvolvimento de uma versão 3.0.

2020-03-22 16_41_11-2020-03-15 21_10_36-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
The Blazer e seu desafio de perguntas e respostas

Enfim, os heróis voltam para a base e lá se encontram com The Blazer, a última Garota Monstro Rara que Rance ficou de punir. Acontece que ela não está aqui para lutar, e sim fazer um desafio de perguntas e respostas. Rance acaba errando uma das perguntas certa hora e cai em um estranho local sem armas e companheiros.

2020-03-22 16_42_12-2020-03-15 21_20_35-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
Rance: “Droga, eu bati a minha cintura. É uma parte do corpo importante para os homens… Que saco.”

Explorando o local de forma sorrateira para não ser encontrado por nenhum guarda, ele acaba observando uma linda garota à distância, que conversa com alguém sobre esse homem mal chamado Rance que invadiu a base no outro dia. Ela agora está na mira do nosso herói que no momento não pode fazer nada para realizar suas investidas. Rance no entanto consegue, certa hora, desacordar um dos guardas do local e utilizar suas roupas como disfarce para

2020-03-22 16_43_56-2020-03-15 21_28_59-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
Rance disfarçado

fugir e voltar para o andar no qual estava anteriormente. Seus companheiros estão indo muito bem com o desafio de perguntas e respostas, mas eis que Rance entra no local e se reencontra com The Blazer, dizendo que irá se vingar. Soldados do Exército Angel entram no local dizendo que irão proteger The Blazer, mas ela diz que não será necessário já que ela irá lutar junto deles, porém no calor da batalha, os nossos heróis se mostram mais fortes e derrotam a garota. As Garotas Monstro Raras em busca de vingança foram agora todas punidas.

2020-03-22 16_44_51-2020-03-15 21_41_57-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F

O grupo é surpreendido por um grito que parece ser de uma garota, mas algo está muito estranho, parece ser a voz de Sill! Oh não, é Pink Mask, e ela está em perigo, prestes a ser estuprada por guardas!

2020-03-22 16_46_34-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~Dessa vez é Rance quem vai ao seu resgate, derrotando os malfeitores. Ele pergunta o porquê dela estar o seguindo, tocando os peitos da garota, mas ela não responde. Rance sente uma sensação familiar ao tocá-la, e a heroína usa essa deixa para fugir novamente. Rance supõe que ela deva gostar muito dele, e que fará sexo com ela quando tiver a oportunidade. (Fica bem na cara que a heroína de cabelos cor de rosa é Sill, porém essa é a última aparição da personagem em toda a série Rance, talvez os desenvolvedores tivessem planos para trabalhar Pink Mask melhor no futuro até Rance descobrir a verdade, mas isso nunca aconteceu).

2020-03-22 16_47_49-2020-03-15 22_18_50-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
Rance: “Você se rende, hein? Sábia escolha.”

O grupo de heróis avança para destruir o Exército Angel de vez, e finalmente encontram uma sala em que ficam frente a frente com Arnie, a sala de centro de comando. Uma última luta se inicia e os heróis saem vitoriosos, derrotando a garota. Vários soldados estavam na sala, mas todos perderam o desejo de lutar assim que viram Arnie caída no chão. Rance se prepara para avançar na garota, que rapidamente atravessa uma faca no pescoço do pervertido aventureiro. Rance está morto e Arnie começa a gargalhar de alivio por ter derrotado seu maior inimigo.

2020-03-22 16_48_50-2020-03-15 22_20_23-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F

No entanto, para surpresa de todos, principalmente de Arnie, Wenlinda aparece dizendo que irá trazer Rance de volta por gostar muito dele. O herói volta ao normal e a garota divina diz que usou boa parte de seus poderes, e por isso irá embora e cochilar por pelo menos um ano ou outro, mas querendo brincar com ele novamente assim que despertar. Wenlinda desaparece.

2020-03-22 16_49_48-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~

2020-03-22 16_51_13-2020-03-15 22_24_56-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- FArnie fica indignada com o que acabou de ver em sua frente, e no meio desse choque, Rance consegue tirar a faca de sua mão e violentar a garota da forma que queria na frente dos soldados do Exército Angel. Rance se vangloria na frente dos soldados, mostrando a eles o estado de sua capitã. Ele diz que se quiserem, podem tentar usá-la também, e assim os soldados que juraram protegê-la são tomados pela luxúria, usando o corpo de Arnie. Essa situação chega a até mesmo desagradar a Rance que acaba matando os mesmos soldados por faltarem com respeito com ele. Agora só falta Archibald, o grupo segue rumo a batalha final, passando por um extenso corredor cheio de armadilhas e derrotando pela última vez todos os membros do Exército Assassino Marishiten.

2020-03-22 16_51_54-2020-03-15 23_18_24-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
Archibald
2020-03-22 16_57_12-Fotos
Archibald inicia sua invocação…

Rance e sua equipe finalmente chega ao salão em que está Archibald, um homem que está sentado em seu trono cercado por um harém de lindas garotas monstro. Ele diz que elas são puras e lindas ao contrário de mulheres humanas, fazendo o que for possível para protege-las. Os heróis se aproximam e Archibald os reconhece, são os intrusos. Genri então diz algo inesperado, esse homem em sua frente é ninguém mais ninguém menos que Houri, seu irmão, o monge que fugiu do templo para não herdá-lo de seu pai. O homem do trono diz ter já esquecido desse nome não elegante, querendo ser chamado pelo seu nome atual. Ele

2020-03-22 16_57_36-2020-03-22 16_54_47-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
Rance, discretamente, apaga o círculo de invocação de Archibald.

diz que não podia aceitar ter a cabeça raspada, porém elogia Genri, dizendo que para ele, o estilo ficou bem legal. As garotas monstro em sua volta acha sem graça a ideia de Archibald ser um monge, porém ele as interrompe dizendo que ele não é um, e que de forma alguma tem algum tipo de relação com um idiota careca como esse em sua frente. Rance insulta Archibald, que levanta de seu trono e diz que irá matá-lo. Ele começa a realizar uma magia de invocação

2020-03-22 16_59_16-2020-03-22 16_55_03-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~.png ‎- F
Archibald: “UM HANNYYYY?!! POR QUÊ??”

da fera Orochi, e Genri fica surpreso por não saber que ele tinha aprendido isso. Rance rapidamente atrapalha a invocação, apagando parte do círculo mágico que havia no salão, e assim o estranho homem pode apenas invocar um inútil hanny verde. Archibald fica furioso e inicia um duelo com o grupo de heróis, mas rapidamente é derrotado.

Genri então se levanta e segura uma lâmina em suas mãos, se aproxima de seu irmão e diz que irá raspar sua cabeça para que ambos possam finalmente voltar ao templo. Dessa forma o Exército Angel é destruído e finalmente mais uma aventura se encerra, com Rance ganhando uma bolada de dinheiro maior do que o esperado pelo fato da Farmacêutica Happiness ter envolvimento direto com o caso. Rance então volta para sua casa e se reencontra com Sill. Ela pergunta se Rance ganhou o dinheiro que era esperado já que existem coletores de dívidas à caminho de casa agora mesmo. Ele diz que já gastou tudo e pergunta se os coletores eram uns caras de óculos escuros… Bom, parece que ele já os matou.

No final da história Rance não conseguiu nenhum dinheiro, mas pelo menos conseguiu se divertir bastante.

2020-03-15 23_39_20-Scenario Decoder SYSTEM3 - Rance 4.2 ~Angel Army~

 

~ Rance 4.1 – FIM ~

 

Jogabilidade

Rance 4.1 e Rance 4.2 são basicamente um mesmo jogo, possuindo o mesmo tipo de jogabilidade, sendo bem parecida com a de Rance III, porém mais simplificada. O jogo não te dá lá muita liberdade como nos títulos passados, tudo é muito linear.

Temos apenas uma parte da cidade de Ice para explorar, e lá nós não fazemos muita coisa, tudo o que se faz aqui é para progredir na história. Não existem mais lojas, estalagens e muito menos gerenciamento de itens, você se vira com o que o jogo te dá e vida que segue. Você controla como um adventure padrão: clica no lugar onde quer ir, fala com as pessoas e quer e verifica o que for possível, porém na maioria das vezes você é apenas recompensado com falas engraçadinhas. Existem muitos momentos cômicos entre Rance e Athena 2.0.

Indo para as dungeons, nós exploramos apenas dois grandes labirintos que são divididos em vários andares: a caverna e a base do Exército Angel. Existem várias coisinhas e segredos para se descobrir nesses lugares que são bem divertidos de se explorar. Não são desafios lá tão bem elaborados quanto nos jogos anteriores, mas também não chega a ser uma coisa muito frustrante ou chata. Vira e mexe precisamos utilizar alguns itens aqui para prosseguir, porém nada muito complicado que vai fazer você querer arrancar os cabelos, o jogo é bem direto ao ponto.

A coisa mais diferente é o sistema de batalha que eu acho muito estranho e confuso. Aqui funciona da seguinte maneira: os personagens possuem os status de vida (bolinhas abaixo dos nome), estamina e poder. A Vida é auto explicativa, reduzindo-a por completo, o personagem morre, mas o detalhe é que se qualquer um dos seus personagens morrer, é Game Over na hora. São apenas alguns ataques mais específicos que tiram vida, por isso não é tão comum assim dos personagens morrerem. Athena e Genri possuem a habilidade de recuperar vida gastando pontos de estamina, mas o resto dos personagens, não. A Estamina é como se fosse um tipo de vida também, e dessa forma todo e qualquer ataque que seu personagem recebe, faz com que sua estamina desça, porém caso seja reduzida por completo, seu personagem não morre, virando uma espécie de vegetal, já que não conseguirá realizar nenhuma ação no aguardo de um item de cura. O status Poder é como se fosse a mana dos seus personagens, dependendo da habilidade especial que você quer utilizar, terá de acumular pontos de poder primeiro. Para acumulá-los, ao invés de atacar, terá de passar a sua vez para o próximo personagem clicando no comando standby.

2020-03-15 04_36_32-Window

Em Rance 4.1 é possível invocar Feliss para te ajudar, porém tendo o limite de apenas dez invocações no total. Em Rance 4.2 não é mais possível fazer isso já que todos os slots de personagens são utilizados. As batalhas são todas em turno e não tem mais aquele nível tático em que controlamos os personagens no campo de batalha. O padrão do jogo é fazer com que você controle apenas Rance, os outros personagens são todos controlados pelo computador, porém você pode (e deve) mudar isso no menu já que na versão de Windows 95 portada para sistemas 32 bits por RottenBlock, isso acaba sendo possível já que ele conseguiu mexer na programação do jogo para habilitar essa função.

 

Galeria

 

Conclusão

Em conclusão, eu achei Rance 4.1 e 4.2 divertidinho, porém pouco memorável. A história é legalzinha e engraçadinha, mas nem de longe possui o mesmo charme ou apresenta personagens tão carismáticos e marcantes como nos jogos passados. Muita coisa também termina sem conclusão com vários elementos jogados no ar sem qualquer resolução como no caso da Pink Mask. A jogabilidade é simples demais e não apresenta nada muito interessante. É um jogo mais para caso queria acompanhar a história e dar risada dos vários diálogos ridículos que o jogo acaba tendo.

O jogo tem umas musiquinhas legais que deixo abaixo:

Esse é um pouco difícil de recomendar. É uma aventurinha filler apenas para caso queria jogar alguma coisa de Rance rapidinho sem muito compromisso, sendo possível terminar os dois jogos em um final de semana. Esses jogos não são nem um pouco relevante para o futuro da série, por isso deixe para jogá-los (caso for jogar) por último.

FINALMENTE!

Com esse post eu encerro a minha cobertura da fase clássica de Rance que é composta por Rance – Quest for Hikari, Rance II, Rance III, Rance IV, Rance 4.1, Rance 4.2 e Kichikuou Rance.

Muita coisa vai mudar a partir do jogo seguinte que é quando a Alice Soft começou a realizar vários retcons malucos após um longo hiato na produção dos jogos da série, mas isso fica para uma próxima ocasião. A partir daqui os jogos ficam muito mais acessíveis de se jogar, sendo além disso, todos licenciados oficialmente pela Mangagamer, ou seja, uma mão na roda pra pegar e jogar. Rance 5D, Rance VI e Sengoku Rance estão todos traduzidos oficialmente e lançados até o dia em que escrevo esta postagem (22/03/2020).

Uma consideração sobre “Rance 4.1 e 4.2”

Deixe um comentário